6 de nov. de 2014

Mandando bem no ENEM!


No próximo sábado e domingo (8 e 9 de Novembro de 2014) ocorrerá o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova é atualmente um dos meios de ingressar em uma universidade pública ou privada de todo o Brasil. E quem vos escreve aqui, é uma moça que já fez o Enem duas (não uma, não três), duas vezes. E como faltam algumas poucas horas para a prova deste ano, resolvi dividir com vocês a minha experiência e dar algumas dicas.

No ano de 2012, assim que eu concluí o ensino médio, eu fiz o Enem. No entanto, não obtive um bom desempenho na prova. A solução foi estudar e me esforçar para fazer novamente em 2013. E foi o que eu fiz. Fiz a prova, e graças a Deus, consegui entrar para o curso de Engenharia em uma faculdade da minha cidade. E hoje quero dar pra vocês umas dicas que me ajudaram muito quando eu fiz a prova.

  • LOCAL DE PROVA E HORÁRIO
É meio estranho dar essa dica. Mas gente... acreditem, tem pessoas que deixam pra ver o local da prova no dia do exame. Não faça isso! E se você simplesmente não achar o local? Não pode dar esses moles assim! Agora, se você já souber o local da sua prova, procure sair de casa com uma ou duas horas de antecedência. Se eu contasse pra vocês o que eu já vi de gente chorando no lado de fora do portão porque chegou com 1 minuto de atraso implorando pra entrar... Sério gente, o pessoal do Enem não perdoa. Não se atrasem!

  • O  QUE LEVAR PARA COMER?
Quem irá fazer a prova pela primeira vez não deve saber, mas essa é uma dica muito válida. Afinal, você irá sentir fome pois são 4 horas de provas. Então levem algum alimento leve/light pra comer. Os melhores alimentos são: barrinhas de cereal, suco de fruta de caixinha, garrafinha d'água (muito importante!), um biscoito salgado ou fruta. Só não faça um pique-nique dentro da sala. hahaha

  • PROVA E QUESTÕES
Quem já fez Enem sabe que algumas questões da prova têm textos e perguntas enooormes e isso pode assustar um pouco quem nunca fez. Mas o importante é ler com atenção os textos. Algumas questões nem sempre são tão complicadas e outras tem as famosas "pegadinhas". Sempre há aquelas duas ou três alternativas de que deixam o candidato em dúvida. Caso isso aconteça com você, lembre-se de analisar qual é a alternativa mais adequada e coerente em relação a pergunta. Por isso é muito importante saber interpretá-las. Se não entender alguma questão pule para outra, não perca muito tempo na mesma questão. Quem lê bastante e esta sempre por dentro dos acontecimentos do Brasil e do mundo, tem chances de se dar bem nas questões. Ah, e no final, lembrem-se de preencher o cartão resposta com atenção, viu? :)

  • REDAÇÃO
~Aquela aflição na hora que a prova está em cima da mesa, mas ainda não podemos abrir para ver logo o tema~ hahaha Bom, eu não vou arriscar aqui um tema para a redação desse ano, mas pesquisando em alguns sites de educação, vi que muitos professores apostam em alguns temas como por exemplo: Novas alternativas energéticas para o país, as manifestações que ocorreram em 2012 e entre outros. Não podemos esquecer que nesse ano de 2014 tivemos grandes ocorridos como a Copa do Mundo no Brasil e eleições para presidência. Vale lembrar que a redação vale metade da pontuação da prova, então é muito importante dissertar bem sobre o tema que for proposto.

Essas foram as minhas dicas para vocês mandarem bem no Enem. Eu sei a tensão que bate na hora da prova, mas relaxem. Aproveitem essa experiência. Quero encorajar você que está pensando em cursar uma faculdade, mas acha impossível. Acredite: Não é! Tudo depende de você, da sua dedicação. Bom... é isso. Tenham uma boa prova futuros universitários! :D

2 comentários:

  1. Boa sorte para quem for fazer a prova, Michele seguindo o seu blog convido você para conhecer o meu te espero beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Lucimar. Vou conhecer o seu blog. Beijos!

      Excluir